Artigos

Verdadeiros líderes emocionam

Semana passada, estava desenvolvendo um trabalho a uma das empresas que atendo no Rio de Janeiro, quando tive uma intensa lição de liderança.

O desafio era apresentar para o superintentente da área, o perfil e as competências das pessoas do seu grupo, destacar seus altos potenciais e, junto com ele "escolher" qual dos técnicos estava mais preparado para assumir o cargo de gerência que estava em aberto.

Tudo aconteceu como o esperado, trabalhamos juntos a manhã toda e próximo às 13hs, o líder pediu para que eu e a consultora de RH dessa divisão continuássemos na sala, pois chamaria a equipe para dar a notícia da promoção e tinha mais algumas palavras a dizer.

Aguardamos a chegada de todos e o líder comunicou de forma perspicaz a decisão da promoção. Parabenizou a equipe, falou da força do time, elogiou os resultados, foi adequadíssimo na forma como colocou cada palavra, sabia olhar e elogiar com assertividade seus colaboradores, destacando competências individuais, tanto dos lideres que se reportavam diretamente a ele, como dos demais integrantes da equipe. Enfim, achei que já tinha aprendido bastante naquele dia. Foi realmente uma agradabilíssima manhã na companhia daquele profissional. Depois que todos tinham parabenizado o atual promovido, a equipe já estava bem emocionada com suas palavras cuidadosas e de incentivo, pedi a palavra e atenciosamente elogiei aquele profissional. Falei quanto deveriam aprender com ele e aproveitar aquele estilo brilhante de liderar.

Alguns segundos após tê-lo elogiado ele olha para mim, para a equipe, em silêncio aperta os olhos com força, o silêncio continua pairando no ar. O tom de "engasgo" era nítido no olhar de cada um.

Nosso líder inspirador respira fundo e com lágrima nos olhos diz:
- Vou ter que deixar essa empresa.
A comoção tomou conta do clima e a reação da equipe foi indescritível.

íder respirou mais uma vez e continuou: - Vocês são uma das melhores equipes que já tive, conseguimos reverter os resultados num curto período de tempo e sei das competências e do esforço que cada um de vocês depositou neste processo. Deixo a empresa por que terei que voltar a minha cidade natal, tenho assuntos pessoais a resolver e tive que fazer essa escolha, mas saio com a certeza de que vocês não vão parar aqui. Olhando para vocês tenho a convicção de que os resultados continuarão, que vocês vão crescer a cada dia como pessoas e como profissionais e independente de ser eu ou qualquer pessoa a ocupar essa cadeira, vocês vão me assegurar que cada um continuará fazendo a sua parte, se superando a cada dia e se transformando em um ser humano cada vez melhor.
Obrigada pelo que pude aprender com vocês!
Sem abraços agora, para diminuir o meu sofrimento, aviso que fico mais um mês e espero um convite para que juntos, possamos tomar uma cerveja num fim de tarde e comemorarmos a continuidade dos resultados que certamente vocês trarão no decorrer deste ano e dos próximos.


Foi realmente uma lição de liderança, de princípios, de comprometimento com o time.

O que eu, Ana, aprendi com tudo isso, foi que essencialmente as questões da liderança, são simples. Somos realmente capazes de idolatrar os verdadeiros lideres. Eles são seguidos e respeitados por sua postura, por suas atitudes e principalmente, por sua conduta humilde e íntegra.

Bons líderes falam a verdade, tiram suas máscaras e passam a confiança essencialmente importante para a continuidade dos resultados do grupo e do crescimento de cada indivíduo.

Prestamos atenção ao que os líderes fazem, portanto, tome cuidado com suas ações. Não importa o que estiver fazendo, faça como se muitas pessoas o tivessem observando.

O que aprendi na prática foi que: "só conseguirá ditar a conduta aquele que fizer com que sua própria conduta seja irrepreensível." Parabéns e obrigada querido amigo, você me ensinou que lideres são respeitados quando são transparentes, humildes e acima de tudo, sabem respeitar e amar ao próximo. Desejo sucesso e que continue sendo sempre esse exemplo de inspiração.

Ana Artigas

Telefone: +55 (41) 3343.2819
Email: ana@anaartigas.com.br