Artigos

Planejando sua carreira

Como na estória de Alice no País das Maravilhas, enquanto ela se encontra perdida e vai buscar a ajuda do gato, esse diz a ela: "Se você não sabe para onde ir, então tanto faz o caminho a ser seguido!" Essa é uma verdade, enquanto não se define o que se quer e a que direção seguirá a sua carreira, não chegará a lugar algum. Parece simples quando nos conhecemos e sabemos o que nos motiva, porém, para muitos, decidir o que se quer, pode ser especialmente difícil.

Realmente, é necessário não coragem para enfrentar seu verdadeiro "eu". Se "somos aquilo que podemos ser", não devemos nos enganar planejando algo que não estamos preparados para ser, é preciso maturidade para olhar o próprio reflexo e entender o que valorizamos em nossa vida e as reais habilidades que possuímos. Segundo Joel Dutra: "À medida que a pessoa se conhece e tem uma visão clara de si própria, ela tende a ser mais madura para encarar desafios e se posicionar de uma forma construtiva em seus trabalhos".

Comece procurando aquelas lembranças escondidas na memória, aqueles feedbacks que recebeu ao longo da vida, principalmente aqueles que se repetem, como, por exemplo "você é um ótimo negociador" ou então, "você é hábil para fazer cálculos". Essas são pistas para descobrir suas habilidades. Porém, só isso não basta, agora você precisa recheá-los com muito informação, o que chamamos de conhecimento. Busque orientação, estude, descubra e desenvolva suas fortalezas, só assim poderá transformá-las em atitudes para que atinja seus objetivos. Se descobrir que está no caminho errado, não sinta receio em começar de novo, profissionalmente devemos estar sempre prontos a mudar, porém, sem perder o alvo, o brilho no olhar. Daí a necessidade de não limitar esse planejamento apenas à carreira, mas ampliá-lo para a vida. Começar de novo não é visto pelas empresas como indecisão, mas como busca pela satisfação profissional.

Algumas vezes me perguntam se sou uma pessoa de sorte, costumo dizer que "sorte é o encontro da preparação com a oportunidade". As pessoas que estão atentas as situações são chamadas de sortudas, porque as enxergam, se preparam e agarram. Aí os que não viram ou não estavam preparados dirão que aquela pessoa teve sorte. O melhor mesmo é estar ferramentado para toda oportunidade que possa surgir. Ai poderá dizer, sou sim, uma pessoa de sorte!

Ana Artigas Santos

Telefone: +55 (41) 3343.2819
Email: [email protected]