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Gestão de Conflito

Conflitos acontecem, mas a forma como um líder responde e resolve um conflito pode limitar ou possibilitar o sucesso dele e da organização.
Um líder participativo ou Coach geralmente mostra um alto grau de cooperação, mas mesmo assim, conflitos aparecem e a forma de lidar com eles pode ser diferente em casa situação. Veja 5 formas diferentes de encarar conflitos:

1) Evitando problemas - é uma maneira de tentar minimizar o aparecimento de conflitos. Mas este caminho não ajuda os membros da equipe a alcançarem seus objetivos e menos ainda estimula o líder a ser assertivo na conquista de seus objetivos, já que sem problemas não existe resolução, nem crescimento, nem aprendizado. Mas pode funcionar quando as marés estão mansas e quando não existem grandes desafios. É o que podemos chamar de período trivial. Pouco se faz, pouco se ganha, pouco se aprende. Tudo continua como sempre foi e com poucos desafios.

2) Gerenciando crises ? lideres colaboradores tornaram-se parceiros quando ?vestem a camisa? diante de desafios e procuram trabalhar junto com o time para o alcance de objetivos. Esta é a forma como um bom líder transforma o win/lose - ganha ? perde no win-win/ganha - ganha. Isso pode ser eficaz em cenários complexos e de crise como o Brasil atravessa agora, onde os gestores precisam encontrar uma nova solução e se recriar.

3) Estimulando a competição: Esta é a abordagem win/lose ganha-perde quase em 100% das vezes. Quando um gesto age assim, acaba indo de uma forma muito assertiva ou até agressiva em busca de seus próprios objetivos. Pouco procura cooperar com outros e isso pode ser feito à custa de muito desgaste, demissões e até a exaustão de alguns colaboradores. Esta abordagem pode ser apropriada para situações de emergência e às vezes inclusive ajuda a tirar a empresa de crises ou de intempéries, mas não deve se prolongar por muito tempo. Quando essa situação deixa de ser um período e passa a ser um estilo de gestão, ai sim a empresa se desestrutura, o clima fica muito tenso, pesado e as consequências são devastadoras.

4) Com Baixa Inteligência Relacional: Este é o cenário lose-lose / perde-perde, onde nem o líder, nem o colaborador, nem a empresa conseguem o que quer. Isso requer um baixo nível de cooperação. Pode ser apropriado para cenários onde você precise de uma solução temporária ou onde ambos os lados têm metas igualmente importantes e precisem ?abrir mão? de seus ganhos ou benefícios para continuar ou conquistar novas metas num curto período.

5) Com Alta Inteligência Relacional: Esse é o cenário que poderíamos chamar de melhor dos mundos. Onde todos os envolvidos conseguem chegar em um consenso e o resultado é win-win/ganha ? ganha. A postura do líder faz uma grande diferença nestas situações. Geralmente lideres positivos, otimistas e com alto poder de escuta e comunicação conseguem chegar a uma situação de recompensa mútua quando o conflito é bem direcionado.

Ana Artigas
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