Artigos

Os benefícios do coaching para o Profissional de Vendas

Acostumado com palestras, workshops e treinamentos específicos de vendas, talvez você se pergunte o que é coaching e como ele pode ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional como vendedor, líder de vendas, diretor comercial.

Para responder essas pergunta, inicio apresentando quatro palavras diretamente ligadas ao coaching:
• Autoconhecimento
• Aprendizagem
• Crescimento
• Evolução

Tudo isso é proporcionado por um bom coach (o profissional que conduz o processo) ao seu coachee (o profissional que passa pelo coaching) ao longo do processo.

Porém, o que é interessante salientar é que no coaching as coisas são um pouquinho diferentes. O coachnão tem as respostas para as dúvidas do coachee, ele apenas o ajuda a encontrá-las.

Sabe aquela velha história de "não dê o peixe, ensine a pescar"? Então, é com base nela que o coaching funciona.

Como funciona?

O coaching tem começo, meio e fim. Ou seja, ao contrário da terapia, que pode durar anos, o coachinginicia com o estabelecimento de objetivos e metas, desenvolve-se para a busca de respostas e o estabelecimento de mudançase e se encerra com as conclusões estabelecidas pelo coachee e a definição de novas atitudes a serem adotadas dali em diante.

Em média, o processo como um todo dura em torno de seis meses, e o profissional que participa do processo pode esperar como resultado um conhecimento melhor de suas forças e fraquezas (o que permite que saiba em que aspectos precisa melhorar – e assim encontre mais facilmente maneiras para isso), uma melhor compreensão das diferenças de cada profissional (o que ajuda até mesmo a diminuir o nível de estresse dentro do ambiente profissional), desenvolvimento de habilidades importantes para o exercício da sua função, etc.

Com certeza, um processo que agrega e muito a todos os profissionais e que pode ajudá-lo a vender mais, gerir melhor sua equipe e ser mais feliz profissionalmente.

Telefone: +55 (41) 3343.2819
Email: ana@anaartigas.com.br